*Osho*

O AMOR REAL

"Uma pessoa madura tem a integridade para ficar sozinho. E quando uma pessoa madura dá amor, ele dá sem quaisquer apegos:.. Ela simplesmente dá. E quando uma pessoa madura dá amor, ela se sente grata por terem aceito o seu amor, não o contrário.. Ela não espera que você seja grato por isso - não, de jeito nenhum, ela nem sequer precisa de seu agradecimento, agradecimentos por aceitar o seu amor..

E quando duas pessoas maduras estão em amor, um dos maiores paradoxos da vida acontece, um dos fenômenos mais bonitos: elas estão juntas e ainda tremendamente sozinhas, elas estão tão juntas que são quase um Mas sua unidade não destrói a sua individualidade; na verdade, ela o reforça: eles se tornam mais individuais. Duas pessoas amadurecidas no amor ajudam um ao outro a ser mais livres. Não há política envolvida, nenhuma diplomacia, nenhum esforço para dominar. Como você pode dominar a pessoa que você ama? Basta pensar sobre ela.

Dominação é uma espécie de ódio, raiva, hostilidade. Como você pode sequer pensar em dominar uma pessoa que você ama? Você gostaria de ver a pessoa totalmente livre e independente; você vai dar-lhe mais individualidade. É por isso que eu chamo-os de o maior paradoxo: elas estão tão juntas que elas são quase uma, mas ainda que haja essa unidade são indivíduos. Suas individualidades não são apagadas; elas se tornaram mais reforçadas. O outro as enriqueceu, tanto mais quanto a sua liberdade esteja em causa.

Pessoas imaturas que se apaixonam destroem a liberdade do outro, criam uma prisão, aprisiona. Pessoas que amadurecem no amor ajuda o outro a ser livre; elas ajudam um ao outro a destruir todos os tipos de amarras. E quando o amor flui com liberdade há uma beleza. Quando o amor flui com dependência existe o feio. Lembre-se, a liberdade é um valor mais alto do que o amor. É por isso que, na Índia, nós chamamos o máximo de "moksha". Moksha significa liberdade. A liberdade é um valor mais alto do que o amor. Então, se o amor está destruindo a liberdade, não tem valor. O amor pode ser descartado, a liberdade tem de ser salva; liberdade é um valor mais elevado. E sem liberdade você nunca pode ser feliz, não é possível. A liberdade é o desejo intrínseco de cada homem, de cada mulher - a liberdade absoluta, total liberdade.

Então, qualquer coisa que se torna destrutiva à liberdade, a pessoa começa odiá-la. Você não odeia o homem que você ama? Você não odeia a mulher que você ama? Você odeia; é um mal necessário, você tem que tolerar isso. Porque você não pode ficar sozinho você tem que gerenciar para estar com alguém, e você tem que se adequar às demandas do outro. Você tem que tolerar, você tem que suportá-las.

O amor, para ser realmente amor, tem que ser um estado de ser-amor, amor-dádiva. Ser-amor significa um estado de amor. Quando você chega em casa, depois de ter conhecido quem você é, então surge um amor em seu ser. Em seguida, a fragrância se espalha e você pode dá-la a outros.
Como você pode dar algo que você não tem? Para dar, o primeiro requisito básico é antes de tudo o de tê-lo. "
*Osho, *Transformação tântrica*

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário