A dança chamada AMOR

Eu nunca disse que o amor Ă© destruĂ­do pelo casamento. Como pode o casamento destruir o amor? Sim, ele Ă© destruĂ­do no casamento, mas Ă© destruĂ­do por vocĂȘ, nĂŁo pelo casamento. Ele Ă© destruĂ­do pelos parceiros.
*
Como pode o casamento destruir o amor? É vocĂȘ que o destrĂłi porque vocĂȘ nĂŁo sabe o que Ă© o amor. VocĂȘ finge que sabe, vocĂȘ simplesmente tem esperança de saber; vocĂȘ sonha que sabe, mas vocĂȘ nĂŁo sabe o que o amor Ă©. Amor tem que ser aprendido; Ă© a maior arte que existe.
*
Se as pessoas estĂŁo dançando e alguĂ©m lhe pede, “Venha e dance”, vocĂȘ diz, “NĂŁo sei dançar”. VocĂȘ nĂŁo salta e começa a dançar e deixa todos pensarem que vocĂȘ Ă© um grande dançarino. VocĂȘ irĂĄ apenas provar que Ă© um bufĂŁo. VocĂȘ nĂŁo irĂĄ provar que Ă© um grande dançarino. A dança precisa ser aprendida – a graça dela, seus movimentos. VocĂȘ precisa treinar o corpo para isso.
*
VocĂȘ nĂŁo vai e começa a pintar apenas porque a tela, o pincel e as tintas estĂŁo lĂĄ disponĂ­veis. VocĂȘ nĂŁo começa a pintar. VocĂȘ nĂŁo diz, “Tudo que Ă© necessĂĄrio estĂĄ aqui, entĂŁo eu posso pintar”. VocĂȘ pode pintar, mas assim vocĂȘ nĂŁo serĂĄ um pintor.
*
VocĂȘ encontra uma mulher – a tela estĂĄ presente. VocĂȘ imediatamente se torna um amante; vocĂȘ começa a pintar. E ela começa a pintar em vocĂȘ. É claro que ambos demonstram serem tolos – tolos pintados – e cedo ou tarde vocĂȘs entendem o que estĂĄ acontecendo. Contudo, vocĂȘ nunca pensou que o amor fosse uma arte. VocĂȘ nĂŁo nasce com a arte; ela nĂŁo tem nada a ver com seu nascimento. VocĂȘ precisa aprendĂȘ-la. É a arte mais sutil.
*
VocĂȘ nasce somente com a capacidade. É claro, vocĂȘ nasce com um corpo; vocĂȘ pode ser um dançarino porque vocĂȘ tem um corpo. VocĂȘ pode movimentĂĄ-lo e pode ser um dançarino, mas dançar precisa ser aprendido. Muito esforço Ă© necessĂĄrio para aprender a dançar. E dançar nĂŁo Ă© tĂŁo difĂ­cil porque sĂł depende de vocĂȘ.
*
O amor Ă© muito mais difĂ­cil. É dançar com outra pessoa. O outro tambĂ©m Ă© necessĂĄrio para saber o que Ă© dançar. Ajustar-se com alguĂ©m mais Ă© uma grande arte. Criar uma harmonia entre duas pessoas... duas pessoas implicam em dois mundos diferentes.
*
Quando dois mundos se aproximam, uma colisĂŁo estĂĄ fadada a acontecer se vocĂȘ nĂŁo souber como harmonizar. Amor Ă© harmonia. E felicidade, saĂșde, harmonia, tudo procede do amor. Aprenda a amar. NĂŁo tenha pressa de casar, aprenda a amar. Primeiro se torne um grande amante.
*
E qual Ă© a exigĂȘncia? A exigĂȘncia Ă© que um grande amante estĂĄ sempre pronto para dar amor e nĂŁo se sente incomodado se isso irĂĄ retornar ou nĂŁo. Isso retorna sempre; estĂĄ na prĂłpria natureza das coisas. É como se vocĂȘ fosse para as montanhas e vocĂȘ canta uma canção, e os vales respondem. VocĂȘ viu algum ponto de eco nas montanhas, nos montes? VocĂȘ grita e os vales gritam, ou vocĂȘ canta e os vales cantam. Cada coração Ă© um vale, se vocĂȘ derramar amor sobre ele, ele irĂĄ responder.
*
A primeira lição do amor é não pedir por amor, apenas dar. Torne-se um doador.
*
As pessoas estĂŁo fazendo exatamente o oposto. Mesmo quando dĂŁo, eles dĂŁo apenas com a idĂ©ia de que o amor deve retornar. É uma barganha. Eles nĂŁo compartilham, nĂŁo partilham livremente. Eles partilham com uma condição. Eles vĂŁo observando pelo canto do olho se o amor retorna ou nĂŁo. Pessoas muito pobres... eles nĂŁo conhecem o funcionamento natural do amor. VocĂȘ simplesmente derrama, isso virĂĄ.
*
E se nĂŁo vier, nada com o que se preocupar porque um amante sabe que amar Ă© ser feliz. Se isso acontecer, Ăłtimo; assim a felicidade Ă© multiplicada. Mas mesmo que nunca retorne, no prĂłprio ato de amar vocĂȘ fica tĂŁo feliz, tĂŁo extĂĄtico, quem se importa se isso tem retorno ou nĂŁo?
*
Amor tem sua prĂłpria felicidade intrĂ­nseca. Isso acontece quando vocĂȘ ama. NĂŁo hĂĄ nenhuma necessidade de esperar por resultado. Apenas comece a amar. Aos poucos vocĂȘ verĂĄ que muito mais amor estĂĄ voltando para vocĂȘ. A gente sĂł ama e vem a conhecer o que Ă© o amor somente amando. Assim como a gente aprende a nadar somente nadando, amando a gente ama.
*
As pessoas são muito mesquinhas. Elas estão esperando por algum grande amante aparecer, então elas amarão. Elas permanecem fechadas, recuadas. Elas apenas esperam. De algum lugar uma Cleópatra virå e então eles irão abrir seus coraçÔes, mas nessa hora jå esqueceram completamente como abri-lo.
*
NĂŁo perca nenhuma oportunidade de amar. Mesmo passeando numa rua, vocĂȘ pode ser amoroso. Mesmo para com o mendigo vocĂȘ pode ser amoroso. NĂŁo hĂĄ necessidade de dar a ele alguma coisa; vocĂȘ pode pelo menos sorrir. Isso nĂŁo custa nada, mas seu prĂłprio sorriso abre seu coração, torna seu coração mais vivo.
*
Segure a mĂŁo de alguĂ©m – de um amigo ou de um estranho. NĂŁo espere sĂł amar quando a pessoa certa aparecer. Assim a pessoa certa nunca irĂĄ aparecer. Continue amando. Quanto mais vocĂȘ amar, maior Ă© a possibilidade da pessoa certa aparecer, porque seu coração começa a florescer. E um coração florescendo atrai muitas abelhas, muitos amantes.
*
VocĂȘ tem sido treinado de uma maneira bem errada. Primeiro, todo mundo vive sob uma impressĂŁo errada de que todo mundo jĂĄ Ă© um amante. Apenas por nascer, vocĂȘ pensa que Ă© um amante. NĂŁo Ă© tĂŁo fĂĄcil assim. Sim, existe uma potencialidade, mas a potencialidade precisa ser treinada, disciplinada. Uma semente existe, mas ela tem que se tornar uma flor.
*
VocĂȘ pode continuar carregando sua semente; nenhuma abelha virĂĄ. VocĂȘ jĂĄ viu alguma vez abelhas vindo para as sementes? NĂŁo sabem elas que sementes podem se tornar flores? Mas elas sĂł chegam quando as sementes se tornam flores. Torne-se uma flor, nĂŁo permaneça uma semente.
*
Duas pessoas, separadamente infelizes, criam mais infelicidade para cada um quando se juntam. Isso Ă© matemĂĄtico. VocĂȘ era infeliz, sua esposa era infeliz e ambos tĂȘm esperanças de que ficando juntos serĂŁo felizes? Isso Ă©... isso Ă© uma aritmĂ©tica tĂŁo simples, como dois mais dois sĂŁo quatro. TĂŁo simples assim. NĂŁo faz parte de nenhuma matemĂĄtica complicada; isso Ă© muito simples, vocĂȘ pode contar nos seus dedos. Ambos serĂŁo infelizes.
*
Cortejar Ă© uma coisa. NĂŁo dependa do cortejar. De fato, antes de vocĂȘ se casar, livre-se do cortejar. Minha sugestĂŁo Ă© que casamento deve acontecer apĂłs a lua de mel, nunca antes disso. SĂł se tudo correr bem, sĂł entĂŁo o casamento deve acontecer.
*
A lua de mel depois do casamento Ă© muito perigosa. Tanto quanto eu sei, noventa e nove por cento dos casamentos acabam quando a lua de mel acaba. Mas entĂŁo vocĂȘ foi apanhado, assim vocĂȘ nĂŁo tem como fugir. EntĂŁo toda a sociedade, a lei, o tribunal – se vocĂȘ deixar a esposa todo mundo fica contra vocĂȘ, ou se a esposa lhe deixar todos ficarĂŁo contra ela.
*
Portanto, toda a moralidade, a religiĂŁo, o padre, todos estĂŁo contra vocĂȘ. Na verdade, a sociedade devia criar todas as barreiras possĂ­veis para o casamento e nenhuma barreira para o divĂłrcio. A sociedade nĂŁo devia permitir que as pessoas casassem tĂŁo facilmente. O tribunal deveria criar barreiras – viva com a mulher por pelo menos dois anos, desse modo o tribunal pode lhe permitir casar-se.
*
Agora mesmo estĂŁo fazendo exatamente o contrĂĄrio. Se vocĂȘ quer se casar, ninguĂ©m pergunta se vocĂȘ estĂĄ preparado ou se Ă© apenas um capricho, sĂł porque vocĂȘ gosta do nariz dela. Que tolice! A pessoa nĂŁo pode viver sĂł pelo nariz longo. ApĂłs dois dias o nariz serĂĄ esquecido. Quem olha para o prĂłprio nariz da esposa? A esposa nunca parece bonita, o marido nunca parece bonito. Uma vez que se torna familiarizado, a beleza desaparece.
*
Duas pessoas devem ser permitidas viverem juntos tempo bastante para ficarem familiarizadas, conhecidos um para com o outro. E mesmo que eles queiram se casar, não devia ser permitido. Assim os divórcios desapareceriam do mundo. Os divórcios existem porque os casamentos são errados e forçados. Os divórcios existem porque os casamentos são realizados num clima romùntico.
*
Um clima romĂąntico Ă© bom se vocĂȘ for um poeta... e os poetas nĂŁo sĂŁo tidos como bons maridos ou boas esposas. De fato, poetas sĂŁo quase sempre solteiros. Eles ficam por aĂ­ mas nunca sĂŁo apanhados e desse modo seu romance permanece vivo. Eles vĂŁo escrevendo poesias, lindas poesias. A pessoa nĂŁo devia se casar com um homem ou com uma mulher num clima poĂ©tico. Deixe que o clima de prosa venha, entĂŁo estabeleça. Porque a vida do dia a dia Ă© mais como prosa do que como poesia. A pessoa deve ficar bastante amadurecida.
*
Maturidade significa que a pessoa nĂŁo Ă© mais um tolo romĂąntico. A pessoa entende a vida, entende a responsabilidade da vida, entende os problemas de viver junto com uma pessoa. A pessoa aceita todas essas dificuldades e assim decide viver com uma pessoa. A pessoa nĂŁo estĂĄ esperando que haverĂĄ somente paraĂ­so, todas as rosas. A pessoa nĂŁo estĂĄ esperando bobagem; ela sabe que a realidade Ă© dura. É ĂĄspera. Existem rosas, mas entre elas, existem muitos espinhos.
*
Quando vocĂȘ se torna alerta para todos esses problemas e ainda assim vocĂȘ decide que vale a pena arriscar e ficar com a pessoa ao invĂ©s de ficar sĂł, entĂŁo se case. Dessa maneira o casamento nunca irĂĄ matar o amor, porque esse amor Ă© realĂ­stico.
*
O casamento sĂł pode matar o amor romĂąntico. E o amor romĂąntico Ă© o que as pessoas chamam amor de filhote. A gente nĂŁo deve depender disso. A gente nĂŁo deve pensar nisso como nutrição. Pode ser apenas como um sorvete. VocĂȘ pode comĂȘ-lo de vez em quando, mas nĂŁo dependa disso. A vida tem que ser mais realĂ­stica, mais em prosa.
*
O casamento em si nunca destrĂłi coisa alguma. Casamento simplesmente traz Ă  tona o que quer que esteja escondido em vocĂȘ; expĂ”e isso. Se o amor estiver escondido por trĂĄs de vocĂȘ, dentro de vocĂȘ, o casamento o expĂ”e. Se o amor era sĂł fingimento, apenas uma isca, entĂŁo cedo ou tarde tem que desaparecer. E assim surge sua realidade, sua feia personalidade. O casamento Ă© simplesmente uma oportunidade, o que quer que vocĂȘ tenha para mostrar irĂĄ aparecer.
*
NĂŁo estou dizendo que o amor Ă© destruĂ­do pelo casamento. O amor Ă© destruĂ­do pelas pessoas que nĂŁo sabem amar. O amor Ă© destruĂ­do porque em primeiro lugar o amor nĂŁo Ă©. VocĂȘ esteve vivendo num sonho. A realidade destrĂłi esse sonho. Do contrĂĄrio amor Ă© algo eterno, parte da eternidade. Se vocĂȘ crescer, se vocĂȘ conhecer a arte, e vocĂȘ aceita as realidades da vida-amor, entĂŁo isso vai crescendo a cada dia. O casamento se torna uma tremenda oportunidade de crescer no amor.
*
Nada pode destruir o amor. Se ele estiver lĂĄ, vai crescendo. Mas meu sentir Ă© que, em primeiro lugar o amor nĂŁo estĂĄ presente. VocĂȘ engana a si mesmo; alguma outra coisa estava lĂĄ. Talvez o sexo estivesse lĂĄ, o apelo sexual estava lĂĄ. Assim isso vai ser destruĂ­do, porque uma vez que vocĂȘ amou uma mulher, entĂŁo o apelo sexual desaparece, porque o apelo sexual Ă© apenas com o desconhecido.
*
Uma vez que vocĂȘ prova do corpo da mulher ou do homem, entĂŁo o apelo sexual desaparece. Se seu amor era somente apelo sexual assim ele estĂĄ fadado a desaparecer. Portanto nunca interprete mal o amor por alguma outra coisa. Se o amor for realmente amor...
*
O que quero dizer quando falo “amor verdadeiro”? Quero dizer que sĂł estando na presença do outro vocĂȘ subitamente se sente feliz, apenas estando juntos vocĂȘ fica extĂĄtico, apenas a presença do outro preenche algo profundo em seu coração... alguma coisa começa a cantar em seu coração, vocĂȘ entra numa harmonia. Somente a presença do outro lhe ajuda a ficar junto; vocĂȘ se torna mais individual, mais centrado, mais baseado. Isso Ă© amor.
*
O amor nĂŁo Ă© uma paixĂŁo, nĂŁo Ă© uma emoção. Amor Ă© um profundo entendimento que alguĂ©m de alguma maneira lhe completa. AlguĂ©m lhe torna um cĂ­rculo completo. A presença do outro valoriza sua presença. O amor dĂĄ liberdade para ser vocĂȘ mesmo; nĂŁo Ă© possessivo.
*
EntĂŁo, observe. Nunca pense em sexo como amor, senĂŁo vocĂȘ ficarĂĄ decepcionado. Fique alerta e quando vocĂȘ começar a sentir com alguĂ©m que sĂł a presença, a pura presença – nada mais, nada mais Ă© necessĂĄrio; vocĂȘ nĂŁo pede coisa alguma – sĂł a presença, apenas porque o outro estĂĄ, Ă© bastante para lhe fazer feliz... alguma coisa começa a florescer dentro de vocĂȘ, mil e um lĂłtus brotam... assim vocĂȘ estĂĄ apaixonado e entĂŁo vocĂȘ pode passar atravĂ©s de todas as dificuldades que a realidade cria.
*
Muitas angĂșstias, muitas ansiedades – vocĂȘ serĂĄ capaz de superar todas elas, e seu amor estarĂĄ florescendo cada vez mais, porque todas essas situaçÔes se tornarĂŁo desafios. E seu amor, superando-os, ficarĂĄ cada vez mais forte.
*
Amor Ă© eternidade. Se estiver presente, entĂŁo ele vai crescendo cada vez mais. O amor conhece o princĂ­pio, mas nĂŁo conhece o fim.
*
Osho, em "The Discipline of Transcendence"

Blackmore's Night - Where Are We Going From Here "Para onde vamos a partir daqui"

O Jardim Secreto do Coração