Alérgica a pólens

O Kafunsho (花粉症/ hay fever, em inglês ou febre do feno em português) é a reação alérgica a pólens “aerotransportados” que causam rinite e conjuntivite alérgica sazonal. Ao contrário do que o nome sugere (Febre do Feno), não há febre. Embora a alergia possa ocorrer durante o ano todo no Japão, a maioria das pessoas que sofrem de Polinose (Kafunsho) são alérgicos ao pólen dos cedros (杉 - sugi) e ciprestes (檜 - hinoki), sendo uma doença muito comum nos meses entre fevereiro e abril. Seus sintomas são parecidos com os de um resfriado comum.

É comum estrangeiros que estão há menos de um ano no arquipélago permaneçam imunes durante a primeira polização, pois o organismo precisa ficar exposto ao pólen por alguns meses para desenvolver a sensibilidade, já que o sugi e o hinoki são árvores peculiares do Japão.

A Associação de Informação de Pólen do Japão divulgou dia 24 de janeiro que este ano os níveis de pólen do cedro e do cipreste, os principais causadores do Kafunsho, serão mais altos que em 2010 em muitas partes do país, e terá seu auge entre fevereiro e abril. Nessa época, serão divulgados todos os dias, a previsão da quantidade de pólens dispersos no ar. Conforme os tipos de pólens, há ocorrências de reações alérgicas no outono e em outras estações também.

As altas temperaturas, poucas chuvas e os vários dias de sol no último verão são os responsáveis pela abundante produção de flores do cedro e cipreste. O Kafunsho teve um aumento assustador depois da II Guerra Mundial porque “os bosques de cedros (grande parte queimada durante a Segunda Guerra) foram replantados e quando alcançaram a fase adulta, passaram a liberar no ar uma quantidade maior de pólen”.

SINTOMAS DO KAFUNSHO

Os olhos, nariz, e garganta são as áreas geralmente afetadas. Os sintomas principais são espirros consecutivos, secreção nasal, obstrução nasal, coceira nos olhos e dor de cabeça. Dependendo da pessoa pode apresentar coceira na garganta, tosse, diarréia, coceira na pele exposta como o rosto e braços.

Os primeiros sintomas de alergia do Kafunsho surgem ainda no frio, sendo confundidos com sintomas de gripe ou resfriado. No caso de dúvida é aconselhável consultar um médico. Uma das medidas básicas no tratamento de doenças alérgicas é descobrir o causador da alergia (alérgeno) e procurar evitá-lo. O especialista pode identificar o tipo de alergia e receitar os medicamentos corretos
PRECAUÇÕES DIÁRIAS

Em casa: Evite abrir portas e janelas por tempo prolongado. Não estenda roupas do lado de fora da casa. Os umidificadores de ar também são úteis porque reduzem a quantidade de pólens no ar. Antes de entrar em casa, para não transportar os pólens para dentro, passe uma escova em sua roupa e limpe os sapatos para retirar os pólens.

Se possível, tome um banho em seguida, lavando principalmente os cabelos e os olhos. Também faça gargarejo para evitar reações na garganta. Lave bem as mãos com água e sabão, antes de lavar o rosto e os olhos, logo que chegar em casa.

Fora de casa: durante a primavera, nunca saia sem usar máscara. Ela proteje contra o pólen e pode ser encontrada em qualquer farmácia. Use gorro para evitar que os pólens grudem no cabelo e dê preferência a roupas de algodão (evite as sintéticas, nas quais os pólens grudam com mais facilidade). Há também óculos especiais parecidos com os de natação, indicados para quem usa lente de contato. Os pólens causam irritação ao se infiltrar entre a lente e o olho. Se possível, vista uma capa fina (parecida com os aventais de médico) por cima de outras peças, para proteger as vestes de uso diário.

Evite sair de casa quando há grande quantidade de pólen no ar. Isso acontece em dias ensolarados e quentes, quando o vento está forte ou com pouca umidade e um dia após ter chovido. Conforme a temperatuda sobe durante o dia, os pinheiros costumam soltar mais pólens, chegando a um pico por volta das 12h. No final da tarde, a temperatura desce e os pólens que estavam no alto passam a cair, causando nova manifestação alérgica.