VOCÊ NÃO PODE PERDER O SEU TESOURO VERDADEIRO

VOCÊ NÃO PODE PERDER O SEU TESOURO VERDADEIRO
 Não desperdice a sua vida com aquilo que lhe vai ser tirado. Confie na vida. Se você confiar, só então, será capaz de abandonar o seu conhecimento, só então, poderá colocar de lado a sua mente. E com a confiança, algo imenso tem início. Esta vida deixa de ser uma vida comum, torna-se plena de Deus, transbordante.
 Quando o coração se torna inocente e as paredes desaparecem, você fica ligado ao infinito. E você não terá sido enganado; não existirá nada que lhe possa ser tomado. Aquilo que pode ser tirado de você, não vale a pena guardar; e aquilo que não há como ser tirado de você, por que haveria alguém de ter medo que lhe seja tirado? - não pode ser levado, não há possibilidade. Você não pode perder o seu tesouro verdadeiro.
 * Osho, The Sun Rises in the Evening*
 

Os sinos da plena consciência estão soando

Os sinos da plena consciência estão soando.
 Em toda a Terra, estamos experimentando inundações, secas e grandes incêndios naturais.
 O gelo está derretendo no Ártico e os furacões e ondas de calor estão matando milhares.
 As florestas estão desaparecendo rapidamente, os desertos estão se expandindo, espécies estão se extinguindo todos os dias e, mesmo assim, continuamos a consumir ignorando esses sinos que estão soando.
 Todos nós sabemos que o nosso lindo planeta verde está em perigo. Nossa maneira de caminhar na Terra exerce uma grande influência nos animais e nas plantas.
 Mesmo assim, agimos como se nossas vidas cotidianas não tivessem nada a ver com as condições do mundo.
 Estamos como sonâmbulos, sem saber o que estamos fazendo ou para onde estamos indo.
 Se podemos acordar ou não vai depender de podermos caminhar com plena consciência sobre nossa Mãe Terra.
 O futuro de toda a vida, incluindo a nossa própria depende dos nossos passos vigilantes.
 Temos que ouvir os sinos da plena consciência que estão soando por toda a terra.
 Temos que começar a aprender a viver de um modo que o futuro seja possível para nossos filhos e netos.
 *Thich Nhat Hanh*
 

Transformação significa transformação na base ....

Transformação significa transformação na base (ashraya-paravritti), que significa verdadeira transformação e não apenas alívio temporário.
 Para que a transformação na base tenha lugar, você tem que praticar a observação profunda.
 Somente olhando profundamente a natureza do nosso sofrimento podemos descobrir suas causas e identificar as fontes dos elementos que o alimentam e trazem à existência.
 Depois de praticarmos por algum tempo, veremos que a transformação sempre ocorre nas profundezas da consciência.
 Nossa consciência armazenadora é como o suporte, a base, a fundação de nossa consciência – do mesmo modo que as pernas são um suporte para a mesa. Ashraya significa suporte ou base e paravritti significa transformação na base.
 Observando profundamente, ganhamos insights que podem nos libertar e transformar nossas aflições que estão em forma de semente.
 A formação mental é manifestada no nível da mente, mas a semente da formação mental permanece na consciência armazenadora.
 Se soubermos como reconhecer e ver a presença das formações mentais, abraçá-las, acalmá-las e observá-las em profundidade, ganharemos insight.
 Se a semente da raiva se manifesta e a semente da plena consciência também se manifesta, a energia da plena consciência abraça a energia da raiva.
 *Thich Nhat Hanh*