Saudades do tempo que se tinha tempo. * Rachel Carvalho*

 "Saudades do tempo que se tinha tempo. 

De quando o tempo não era inimigo. 

Quando as roupas descosturadas eram reparadas à 

mão e as brancas sujas colocadas pra quarar. 

Um dia todo pra lavar roupas! 

Não tinha problema.

Saudades de quando as frutas eram tiradas dos pés, 

que precisavam ser regadas e cuidadas.

E escalar mangueiras era nosso maior desafio.

De quando os encontros e sorrisos não precisavam ser 

registrados, e sobrava mais tempo pras conversas.

De quando as coisas não tinham que ter propósito 

ou lhe preparar pra vencer na vida. 

Jogar pedras na rua ou na água pra ver quem joga mais longe, 

disputar corridas descalços na terra, descobrir formas nas nuvens...

Saudades de quando a única pressa era de comer 

logo pra voltar pra rua pra brincar. 

Do cheiro da comida no fogão à lenha, 

do almoço colocado de manhã bem cedo, pra cozinhar devagar.

De como o natal demorava a chegar. 

Saudades da criança que achava que ia ser eterna, 

porque o tempo pra ela, era amigo. 

Ele nunca iria se desfazer dela. Ele nunca iria sufocar."

* Rachel Carvalho*



19 comentários:

  1. Sem dúvida ... quanta saudade disso tudo. De subir às árvores a fim de ver os ninhos das aves. De apanhar pinhas partir e comer pinhões. Sim ... quanta saudade das formas de ser. Amei o poema.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poeta R y k @ r d o fico super feliz qdo vem e comenta ,obrigada de coração !
      Que tudo que for bom
      chegue até você e transborde!
      Paz e Luz 🙏
      Meu carinho e gratidão sempre 🙏!
      Feliz feriado🌺
      Bjinhos 💖 🌷💐

      Excluir
  2. Boa noite
    Linda reflexão. Brinquei muito na rua na minha infância, momentos preciosos que guardo no coração. Obrigada pelas felicitações no meu blog. Bjs querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Lucinalva uma pena que hj em dia não se brinca mais nas ruas
      né ,obrigada de coração pelo comentário .
      Que tudo que for bom
      chegue até você e transborde!
      Paz e Luz 🙏
      Tenha um ótimo feriado!
      Meu carinho e gratidão sempre💖 🙏

      Excluir
  3. gostei bastante da publicação. Obrigada pela partilha!


    Sussurros à lua...
    Beijos e uma excelente semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida poetisa Cidália fiquei feliz que tenha gostado ,obrigada de coração pelo comentário.
      Que tudo que for bom
      chegue até você e transborde.
      Paz e Luz 🙏
      Tenha um ótimo feriado!
      Meu carinho e gratidão sempre💖 🙏

      Excluir
  4. Olá querida amiga Cris!
    Poema muito bem interessante aqui nos presenteias.
    Há sempre uma doce nostalgia, pelas recordações boas do passado, que nos deixam saudades.

    Gostei muito.

    Votos de continuação boa semana, com muito amor e carinho

    Beijinhos carinhosos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu querido amigo e poeta Mário fiquei muito feliz que tenha gostado ,.Tenha um ótimo feriado!
      Meu carinho e gratidão sempre💖 🙏
      Bjinhos💖

      Excluir
  5. Muy cierto ahora siempre vives pendiente del reloj. Te mando un beso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi J.P.Alexander agradeço de coração pelo comentário ...
      Te desejo muita luz ,paz e amor e um feliz fim de semana 🙏
      Meu carinho e gratidão sempre💖 🙏🌷

      Excluir
  6. É sempre uma
    delícia vir aqui
    ler e me encantar.
    Bjins💖😍
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi CatiahoAlec.fiquei muito feliz com seu comentário 💖
      Te desejo muita luz ,paz e amor e um feliz fim de semana 🙏
      Meu carinho e gratidão sempre 🙏🌷

      Excluir
  7. Um magnífico poema.
    Obrigado pela partilha.
    Continuação de boa semana, querida amiga Cris.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querido amigo e poeta Jaime agradeço de coração pelo comentário 💖
      Te desejo muita luz ,paz e amor e um feliz fim de semana 🙏
      Meu carinho e gratidão sempre 🙏🌷

      Excluir
  8. Olá, querida amiga Cris!
    Passando por aqui, relendo este lindo poema que muito gostei, e desejar um Feliz fim de semana com tudo de bom.

    Beijinhos carinhosos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu querido amigo e poeta Mário agradeço de coração pelo comentário !
      Feliz fim de semana e meu abraço carinhoso...🙏💐💝🌺

      Excluir
  9. Te deseo un buen fin de semana. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada de coração J.P.Alexander 💝
      Feliz fim de semana e meu abraço carinhoso...🙏💐💝🌺

      Excluir
  10. Oi Cris, boa tarde!...
    Esse belíssima reflexão,
    ela me lembrou como eu
    tive uma infância feliz,
    lá no inicio dos anos 80...
    Beijinhos com carinho!!!!

    ResponderExcluir